quarta-feira, 18 de julho de 2012

InterAção: Vista-se Bem SEMPRE - Veja como foi!



Em 28 de junho, na Integru em Alphaville, aconteceu o segundo InterAção do ano:
"Vista-se Bem - Dentro e Fora do Escritório", com a consultora de estilo Juliene Teixeira.
O tema desta vez não foi técnico; porém é um assunto tão importante quanto o conhecimento de qualquer linguagem ou sistema - afinal, a realização de um bom projeto depende também de uma boa apresentação pessoal, postura e facilidade de convivência. 
Por volta das 18h30 os inscritos começaram a chegar. Foram 24 participantes, entre integrados, clientes, parceiros e amigos. Veio até uma cliente da palestrante, que trouxe suas amigas para conhecer seu trabalho.

O nosso café de boas vindas foi um bom momento para conversar, trocar ideias, confraternizar.

Convidamos também alguns dos jovens mais velhos atendidos pela Casa da Criança Gente Feliz - Associação A Tenda de Cristo (entidade beneficiada em nossas Ações Sociais), afinal, em breve entrarão no mercado de trabalho. Saber como se vestir e se portar é algo importante neste momento.




19h13 - Sala cheia, é hora de começar!






Esta é a segunda vez que a Ju Teixeira vem à Integru para dar dicas sobre como se vestir adequadamente nas mais diversas situações. A primeira vez foi em 2009.







A Ju iniciou a palestra mostrando que, quando nos vestimos, transmitimos mensagens. A vestimenta inadequada pode levar à transmissão de uma mensagem equivocada sobre quem somos de fato. Para estarmos adequados, precisamos conhecer o ambiente em que seremos inseridos. 





Depois, falou sobre armadilhas comuns e deu dicas sobre o que devemos observar na hora de escolher uma roupa para vestir ou comprar. Ela orienta: não é necessário gastar muito para garantir uma boa imagem. Trata-se da combinação de algumas boas peças de roupa, que não precisam ser as mais caras, ou as da marca da moda, mas sim com um bom caimento, um bom corte. Mais abaixo detalharemos algumas dicas.


Após a explanação das "teorias" tivemos um momento para as dúvidas e discussões do grupo.









Um momento descontraído, com questões que foram desde o comprimento adequado da gravata até o que significa "harmonizar" o visual. 








Ao final, por volta das 20h40, os participantes responderam ao nosso questionário de satisfação. Veja o resultado deste encontro no gráfico resumido à seguir.







Pesquisa de Satisfação - InterAção "Vestir-se Bem - dentro e fora do escritório"


Ah! Sim! Mais uma vez arrecadamos biscoitos para a Casa da Criança Gente Feliz - Associação A Tenda de Cristo! Foram duas caixas cheias, com doações tanto de quem participou do InterAção quanto de nossas equipes que atuam aqui na Integru! Agradecimentos especiais ao time de homologação, que se juntou para doar uma caixa de biscoitos recheados! 


Dicas Para Se Vestir Bem

Ju Teixeira mostrou que vestir-se bem não é sinônimo de gastos astronômicos com marcas da moda. O importante é estar coerente com o ambiente em que você deve se inserir, seja profissional ou social. Adequação é a palavra de ordem! Se o ambiente for formal, vista-se formalmente; ambiente casual, vista-se informalmente. Porém, cuidado para não exagerar: Informal não é sinônimo de "qualquer coisa tá valendo". 

Além da adequação, há outros pontos importantes a serem considerados:

  • Cuide primeiro do básico: Desleixo nunca!
    • Limpinho e arrumadinho é básico, ok?
  • Não confunda seu estilo pessoal com a sua vida profissional
    • Pode ser roqueiro, pagodeiro, torcedor do time do coração: mas precisa andar igual ao seu ídolo?
  • Produza-se sempre: não deixe somente para as ocasiões especiais. 
    • Sabe a garota que só se arruma no dia da festa da empresa? Aquela  que muda tanto que ninguém reconhece?
  • Cuidado com o "Casual (every) Day"
    • "Casual" não é sinônimo de "de qualquer jeito"!
  • Evite excessos; procure o equilíbrio. 
    • Olhe-se no espelho e veja se não está "demais" ou "de menos" em relação ao local e às pessoas que você vai encontrar. Olhe-se por inteiro(a). 
    • Veja se todas as peças cobrem tudo o que deve ser coberto, se estão inteiras e apresentáveis, se têm bom caimento e se o conjunto está harmonioso. Mas veja bem: harmonioso não é sinônimo de "tudo da mesma cor". 
    • Treine sua percepção de "equilíbrio" visual; seja antes um observador. Veja vitrinas, boas revistas de moda e até como se vestem as pessoas com quem convive e admira.
  • Mantenha um Guarda-Roupa versátil:
    • Conheça o que já possui
    • Priorize as peças "curinga" (aquelas peças básicas, como uma camisa branca, calça preta, um bom jeans tradicional, blazers...)
    • Não é preciso ter muitas peças, contanto que:
      • Combinem-se facilmente
      • Tenham um bom corte e caimento - invista um pouco mais em uma única boa peça do que em várias de qualidade ruim. Vale a pena.
    • Acessórios são ótimos! Use-os com cuidado - mas use-os!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação !