Pensando nisso, a Integru Soluções Corporativas entrou em contato com a GB Treinamentos e investiu no curso "Comunicação Eficaz & Técnicas de Escrita" para seus integrados. O treinamento acontecerá na próxima semana, na sede da Integru, para cerca de 20 inscritos. Já que o curso será gratuito para os integrados, a "taxa de matrícula" é composta por biscoitos doces e salgados que serão doados à Casa da Criança Gente Feliz - associação A Tenda de Cristo.
Para complementar, o professor e sócio-fundador da GB Treinamentos, George Boulos Jr, presenteou-nos com o artigo escrito especialmente para o IntegruBlog, adiantando algumas dicas de comunicação.
OS BEM SUCEDIDOS TREINAM SEMPRE
Às vezes nos perguntamos:
Será que fulano entendeu perfeitamente o que eu pedi?
Será que ciclano fará o combinado, no prazo que foi definido?
Será que preciso reforçar com a equipe a urgência que este trabalho tem junto ao nosso cliente?
Será que ele entendeu o e-mail que eu enviei ontem?Como podemos estar certos destas e outras dúvidas que por vezes martelam nossas mentes, correndo no nosso dia a dia repleto de tarefas e atribuições que não param de crescer? Vivemos em um mundo cada vez mais competitivo por conta do crescimento populacional, especialmente nas grandes cidades e quem não estiver bem preparado está fadado ao fracasso. Dentre os meios de comunicação, a escrita exige de nós o conhecimento da língua para que consigamos transmitir com precisão o que desejamos.
Antes de abordar estas questões, relato abaixo alguns dos fatores que mais contribuem para o fracasso dos negócios e projetos numa empresa:
1) Comunicação inadequadaDe acordo com a lista acima, podemos perceber claramente que a Comunicação Eficaz e a Boa Escrita, constituem a base para determinar o sucesso dos negócios e projetos dentro de qualquer empresa.
2) Requerimentos ambíguos e documentações inconsistentes e/ou incompletas
3) Mudanças nos requerimentos e especificações sem prévio aviso
4) Falta de capacidade na escrita de documentações
5) Pressa na escrita e envio de documentos importantes aos clientes
6) Falta de revisão nos documentos elaborados na empresa
7) Expectativas não realistas
Peter Drucker, pai da administração, escreveu em seu livro "People and Performance" que no futuro haverá uma relação direta entre o sucesso profissional e a habilidade de escrever e falar. Se você fizer um gráfico, notará que existe uma relação mais direta entre o salário e essas habilidades, do que entre a remuneração e as qualificações acadêmicas.
Outro aspecto que caracteriza a boa comunicação é não apenas saber falar e expor os seus pensamentos, mas também saber ouvir, pois, se você prestar atenção ao que está sendo dito, ficará surpreso ao descobrir quantas informações úteis estão sendo fornecidas e que antes poderiam passar inteiramente despercebidas.
As pessoas vencedoras possuem a habilidade de comunicar-se com convicção e elegância. Sabem passar seus sonhos para os outros e obter deles apoio para seus projetos e realizações.
Mas como posso me comunicar de forma eficaz e enviar um e-mail que fique claro para qualquer pessoa, por exemplo? Parece difícil, não é mesmo? Mas fique tranquilo: assim como toda criança leva um tempo até pronunciar as primeiras palavras, nós também devemos praticar e adquirir um hábito fundamental que nos ajudará a enfrentar a maioria destas situações diárias.
Treinamento é o diferencial entre o Sucesso e o Fracasso.
A seguir, uma dica para que você comece a praticar:
Percebe? As expressões acompanhadas da palavra “não” criam uma atitude mental negativa, desfavorecendo o desenvolvimento da ação, além de ferir a estética dos argumentos.
Em breve, deixo mais algumas dicas sobre este tema tão importante. Até lá!
Lembre-se: “Os bem sucedidos treinam sempre”.
Parabéns George Boulos Jr, pela iniciativa e parceria. Dividindo conhecimento, multiplicando sabedoria!
ResponderExcluir"Sem conhecimento não pode haver compreensão; sem compreensão não pode haver conhecimento".