quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Você está Seguro?

Por Leandro Teixeira





O velho ditado que diz que “em time que está ganhando não se mexe” não serve muito bem quando a questão é a segurança na internet. Neste caso, cabe melhor um ditado mais recente: “A FILA ANDA”. E com a fila andam também os “crackers” e “Hackers”, aliados à tecnologia que não para de crescer. Mas como tudo na vida tem dois lados, mais uma vez vamos falar de como podemos sempre tirar o melhor proveito da internet. Por exemplo: Seu carro antigo está funcionando. Ele anda. Mas te dá toda segurança?

Não basta ter somente um firewall barrando as portas de entrada. É preciso mantê-lo sempre atualizado contra os novos tipos de invasões.

Veja a seguir, alguns fatores devem ser considerados:
  • Quando falamos em camadas de segurança, um aliado importantíssimo é o IDS (Sistema de Detecção de Intruso) que, operando em conjunto com o firewall, impede que pessoas mal intencionadas executem rotinas de invasão, sendo sempre proativo e colocando o “INVASOR” no limbo. Isso tudo automaticamente, sem você encostar o dedo na ferramenta.
  • Redes P2P (e-mule, Kazaa, etc), que disseminam uma enorme quantidade de arquivos infectados pela NET. Se o seu firewall não consegue gerenciar protocolos P2P, que é o caso da maioria, ele não conseguirá monitorar / bloquear em tempo real tais arquivos.
  • Outra praga que virou moda são os proxy anônimos, ou mesmo a rede TOR que veio para acabar com o sossego dos gerentes de TI pois o usuário facilmente consegue burlar o filtro de conteúdo navegando a bel prazer. Neste tipo de situação, nem sempre o firewall consegue "ESCUTAR" as tarefas dos usuários, escancarando assim as portas para as invasões.
Pois é pessoal, não é só a gente que fica velho. Nossos sistemas também precisam de cuidados constantes para garantir o uso seguro de tudo o que a internet tem para oferecer.

Leandro Teixeira trabalha há quinze anos em TI com foco em infraestrutura e segurança da informação. Atua como Gestor de Infraestrutura da Integru desde 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação !