quinta-feira, 18 de março de 2010

SEGURANÇA PARA TODOS!

por Ricardo Giovenardi

Estamos vivendo tempos extraordinários. Tempos em que a comunicação se transformou na grande paixão do ser humano.

Enviar um SMS, postar um scrap no Orkut, conectar e teclar no MSN são coisas que crianças com menos de 12 anos estão fazendo. Quem aqui nunca se deparou com uma criança falando ao celular? A busca para tratamento de doenças como síndrome do pânico, obesidade e stress esta cada vez maior para crianças que vivem em grandes centros urbanos. A quantidade de informação que recebemos diariamente pode enlouquecer qualquer pessoa – inclusive as nossas crianças.

Mas todos esses avanços trouxeram outros problemas:
- Qual a qualidade da informação que estamos recebendo?
- Qual o cuidado que tomamos para transmitir as nossas informações?
- O quanto estamos expostos na grande rede mundial?

Em casa, na escola ou no trabalho, de alguma maneira, você possui algo que alguém por algum motivo qualquer quer tomar de você. Triste? Muito direto?! Mas é a realidade!

Quantos executivos viajam a semana toda com seus computadores portáteis sem nenhum tipo de proteção dos dados? Vamos esquecer por um momento o valor do equipamento e vamos tentar valorizar as informações que estão neste computador... quando você realizou o último backup? Seus dados estão criptografados?

Gastamos muito dinheiro com seguro residencial, alarmes, cercas e até mesmo algum tipo de serviço de escolta ou vigilância... mas quanto tempo e dinheiro você investe na proteção do seu computador pessoal? Você realmente sabe o que entra e sai de informação do computador da sua casa? Quando foi a última atualização do seu anti-vírus e firewall pessoal?

Você conhece os contatos do seu filho no MSN ou ainda, você sabe qual o critério que o seu filho aceita um convite de adicionar um contato nesta ferramenta? O dialogo é fundamental!

Se você já teve roubado algum equipamento do tipo smartphone ou notebook – você se lembra que tipo de dados esse equipamento armazenava? Onde foram parar essas informações?

Você realmente acredita que o poder de um exército como o exército americano esta simplesmente no poder de fogo? E que a guerra que este exército esta travando no Iraque e no Afeganistão são guerras simples e de resolução “tradicional”?

Recrutar uma pessoa para uma ação terrorista, seja no mundo real ou no mundo virtual, esta cada vez mais fácil. O recrutador esta cada vez menos exposto a um risco de prisão.

Este tipo de atividade esta comum em todos os países do mundo – alguns com o terrorismo outro com o crime organizado – Golpes do Seqüestro, extorsão, etc ...

Ataques as tropas americanas são realizadas e transmitidas em real time para a internet sem nenhum tipo de pudor ou censura.

Crianças expostas a violências físicas ou psicológicas também são as grandes vitimas de uma nova guerra que começou com a primeira conexão entre dois computadores separados geograficamente e nunca mais parou!

O mundo não tem mais o mesmo tamanho que tinha a 60 ou a 70 anos atrás. Tudo ficou mais próximo – tudo ficou mais rápido.

A melhor ferramenta para você diminuir a exposição a todas as ameaças virtuais, devemos utilizar a mais antiga ferramenta – a sua inteligência.

Até onde vai a sua proteção, da sua família e de sua empresa?

Ricardo é consultor de Segurança e Continuidade de Negócios. No dia 31 de março estará na Integru para que possamos discutir mais sobre o assunto. Quer saber mais? Clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação !