quarta-feira, 27 de março de 2013

Feliz Páscoa!



Uma das festas mais importantes do mundo. Não pelo movimento no comércio com os ovos de chocolate, que fazem crescer os olhos das crianças - e de muito adulto. Mas sim por ser a festa mais importante para diversas culturas e crenças, porém com significados similares que deveriam ser recordados todos os anos.

Tem a páscoa comemorada pelos povos das antigas crenças pagãs, que homenageavam a deusa da primavera Ostera - ou Esther, em inglês; aliás, esta é a origem da palavra "Páscoa" em inglês: "Easter". Ostera é representada segurando um ovo na mão enquanto observa um coelho (símbolo de fertilidade) saltitando aos seus pés. A deusa carregando o ovo simboliza a nova vida, que surge com o fim do inverno e princípio da primavera (nos países europeus).

Tem a páscoa judaica, o "Pessach". Significa "Passagem": uma das mais importantes festas do judaísmo, que acontece neste mesmo período e que comemora o êxodo dos israelitas do Egito. Um ritual de passagem de uma vida de escravidão para a liberdade, para um novo começo. Como o fim do inverno e a retomada da vida na primavera.

E foi a passagem de Cristo da morte para a vida, com a sua ressurreição, que criou a Páscoa cristã  celebrada pelos católicos e ortodoxos. Este é o grande símbolo, a pedra fundamental desta crença. A última ceia aconteceu durante uma das refeições rituais do Pessach judaico.

Observar estes significados -  passagem, vida, renovação - comuns a povos diferentes, cujos costumes surgiram em épocas distintas, possibilita que a Páscoa para nós torne-se um período de reflexão sobre nossa própria vida. Mesmo não sendo a mudança para a primavera por aqui, ou mesmo que você não seja católico, ortodoxo ou judeu, você pode utilizar estes significados para pensar e até rever a maneira como vive. Sorria mais, abrace mais, não guarde rancor. Concentre sua energia para construir a felicidade com a sua família, com quem esta à sua volta. Lembre-se de viver melhor, de um jeito mais gostoso e doce, como um ovo de chocolate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação !