sexta-feira, 8 de março de 2013

Elas Realizam - Dia da Mulher 2013


Para a criação do cartão em homenagem ao dia da mulher, começamos a enumerar as suas qualidades, em busca do melhor adjetivo. Foi difícil, afinal, as mulheres têm características muito antagônicas. Ao mesmo tempo que são delicadas, até mesmo frágeis, são fortes. Como assim?! Frágil e forte? Sim. Se, por um lado, elas são cheias de "aaaahs" ou lágrimas em situações cheias de amor, por outro suportam dores que fariam metade dos homens desmaiar. Parece que estamos falando apenas das mulheres de hoje. Tente imaginar então, mulheres de tempos atrás, quando não tinham voz na sociedade. Se para um homem a conquista de um sonho, o "carregar uma bandeira", o "realizar" poderia ser difícil, imagine para as mulheres, cujo espaço era cuidar da casa, dos filhos, do marido e zelar pelo bom nome da família?

Então nos lembramos de Ada Lovelace - ou melhor, Ada Augusta Byron King - Condessa de Lovelace (1815-1852). Filha legítima de Lord Byron (poeta famoso, criador do byronismo), foi uma digna dama da sociedade, casada com o Conde de Lovelace e mãe de três filhos. Além de tudo isso, essa inglesa também foi escritora e matemática.

Entre 1842 e 1843, durante nove meses, criou um algoritmo para que a máquina analítica de Charles Babbage pudesse realizar o cálculo da sequência de Bernoulli (ou "Lei dos Grandes Números"). Ada foi uma das poucas pessoas que conseguiram compreender o projeto de Babbage; ela acrescentou notas durante o processo tradução de uma publicação científica italiana, que constituem o primeiro programa escrito da história da humanidade. Cem anos após a sua morte, em 1953, a máquina de Babbage foi redescoberta. A máquina foi reconhecida como um primeiro modelo de computador e as notas de Lovelace como a primeira descrição de um computador e um software.

Outras mulheres de grandes realizações, indo além dos preconceitos e das exigências de suas épocas:
Grace Hopper (1906 a 1992)
Analista de Sistemas da Marinha dos Estados Unidos, criadora da linguagem "Flow-Matic", que serviu como base para a criação do COBOL. Também foi ela autora do termo "bug" para designar falha em um código-fonte. O termo surgiu quando ela procurava descobrir o que causava um problema em seu computador - era uma mariposa morta que havia ficado presa (bug é inseto em inglês). 
As Programadoras do ENIAC
ENIAC foi o primeiro computador digital eletrônico da história. Foi operado por 80 mulheres, todas acadêmicas da Universidade da Pensilvânia. Elas deviam determinar, manualmente, as equações matemáticas usadas para o cálculo do movimento dos projéteis (o computador era utilizado pelo exército americano). 
Chiquinha Gonzaga
Não mexia com informática. MAS imagine uma moça de família do século XIX, casada, com dois filhos e que se separa do marido porque amava demais a música? Viveu da venda de suas partituras, na "marginalidade" - seus amigos eram negros libertos, artistas, boêmios e lutou pela abolição e pela proclamação da república. E foi de suas mãos e de suas experiências de vida que nasceu o primeiro ritmo genuinamente brasileiro: o Chorinho.
Há muitas outras. Se se lembrar de alguma, coloque nos comentários! A gente vai acrescentando aqui, para que ganhem destaque.


***

Cada mulher que estava em nossa matriz no dia 08 de março foi presenteada com uma rosa, entregue em mãos por Daltro Salvador. Veja o painel que fizemos com as fotos que tiramos de nossas integradas ao receberem suas rosas!

Nestas fotos estão, da esquerda para a direita, de cima a baixo:
Daniely Ando, Márcia Cozaciuc, Priscila Mendes, Lucilene Escarmínio, Pâmela Rodrigues, Jamily Silva,
Graciela Araújo, Daltro Salvador, Paula Carneiro, Elizabete Brandão, Tamy Santos, Fabiana Makiyama
Débora Henrique, Elen Pinheiro, Aline Shimada, Fabiana Corrêa, Lígia Rosário



3 comentários:

  1. Adorei as fotos!

    Esse Daltro é um cara de sorte! rsrsrs

    Abraços,

    Luiz H.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só você mesmo Luiz! O Daltro sempre teve muita consideração e respeito pelas mulheres, como profissionais e como elemento fundamental para o bom funcionamento de tudo no mundo. Por isso a Integru tem tantas "Mulheres Maravilhosas!" (como diria o próprio Daltro).

      Excluir
  2. Realmente, temos a felicidade de termos conosco, pessoas muito especais, e isso é com certeza, um privilegio. Parabéns hoje e sempre!

    ResponderExcluir

Agradecemos sua participação !